sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Celebremos!

Foto: Galeria do Clip-Art (PowerPoint, Microsoft)


Dois mil e treze tem sido um ano muito produtivo. Eis alguns motivos para comemorar:

1. Cinco anos publicando experimentos literários na rede. Comecei em 2008 num 15 de novembro e até agora não penso em parar.

2. Campina e Fufu Lalau se encontraram numa Foz em março deste ano e dia 20 de agosto eu e comadre Michele comemoramos o primeiro aninho de existência do Sem Vergonha de Contar, que conta com 119 postagens até agora e 8 números do jornalzinho SVC para levar e distribuir por aí.

3. Pude apoiar iniciativas louváveis como Os Pequenos Escritores da Canastra, da comadre Maria Mineira,  para o qual dedicamos um mês inteiro de publicações lá no SVC, incluindo uma edição especial do nosso jornal. Também o Blog Gândavos, do amigo Carlos A. Lopes, e deste projeto tive a honra de poder participar com o prefácio e um texto na coletânea Gandavos– Terceiros Contos, lançada este ano em forma de livro impresso. Foi uma experiência nova e surpreendente de publicação, mas permaneço com os ebooks por praticidade, filosofia e princípios. Continuo sonhando com e-readers caindo do céu e as pessoas maravilhadas descobrindo o poder dos ebooks gratuitos e da leitura. Sonhar não custa nada e além de ser muito bom para a alma, é uma massagem cerebral.

4. Dia 12 de junho pus o Quintextos no ar e consegui editar de lá para cá 18 ebooks novos e outros 3 que serão lançados até o final de dezembro. Tivemos participações de, no mínimo, 13 novos autores brasileiros, e os lançamentos para o próximo ano já estão em andamento, aguarde!

5. Dia 15 de agosto, depois de 8 meses de trabalho e valiosas colaborações, publiquei o Volume II do 15 Contos+ com 19 contos prefaciados por Sergio Carmach, autor do romance Para Sempre Ana. Obrigada, Sergio. Palavras não bastam para expressar minha gratidão por sua imensa generosidade, atributo cada vez mais raro no meio ‘literário’ e na Internet.

6. Dia 21 de agosto completei um ano de facebook, mas disso não me orgulho, são ossos e espinhos - 'ossespinhos' do ofício: tudo para tentar divulgar mais o Quintextos, o SVC e o Quinze Contos Mais. Tem sido produtivo até aqui, mas repito o que escrevi ontem no meu perfil:

É preciso ter muito foco nos objetivos e ser muito forte em seus propósitos para não se deixar imbecilizar pelas redes sociais… Afe! Como disse Exupéry, mais ou menos: Algum dia nos distraímos e...
Otras veces me digo: "Alguna vez tiene uno que olvidar-se …¡y con ello basta! Alguna noche ha debido olvidar la campana de vidrio, o bien el cordero salió sin hacer ruido durante la noche"… ¡Entonces los cascabeles se truecan en lágrimas!… El Principito (Le Petit Prince), Antoine de Saint-Exupéry.

Rede social e literatura parece que não combinam muito, mas enquanto for gratuito, não percamos a chance de divulgar bons trabalhos também por lá.

7. Em outubro, o site EbookBr tomou conhecimento da existência do Quintextos. Do desejo de saber mais sobre o trabalho surgiu uma conversa agradável e descontraída que foi publicada em forma de entrevista e vale muito a pena ler. Alex, muito obrigada pelo espaço e pela luta em prol do livro livre, do e-reader e do ebook.

8. Aceitei o desafio (informal) de tentar escrever um romance com no mínimo 50 mil palavras durante todo o mês de novembro (NaNoWriMo 2013). Segui firme na brincadeira até ontem, quando contabilizei ao todo 16.937 palavras, mas por estar vendo meu trabalho acumulando cada vez mais e rapidamente, decidi parar o desafio no décimo quarto dia; sigo na escrita do livro, claro, mas não no ritmo do desafio inicial. Foi uma experiência, no mínimo, interessante. Valeu!

9. Em 2013 pude voltar a ler mais ficção. Essa foi uma conquista sem tamanho pois tenho fome de ler, ler e ler e mãe de criança pequena não tem MESMO tempo para isso, só tem os restos de minutos aqui e acolá, que somados dão uma hora, uma hora e meia e olhe lá! Por isso também saí do desafio ‘novembral’: para poder ler mais e mais rápido alguns livros que havia começado e estou louca para saber como vão terminar e que são ótimos e por isso sofro tanto sempre que tenho de interromper a leitura. Tenho uma conta no skoob mas não consigo mantê-la atualizada, vou deixando por lá e pelo acaso, afinal de contas não estou em nenhuma competição para ver quem consegue ler mais durante o ano e coisa e tal (risos). Dentre autores lidos recentemente, destaco: Mia Couto, Guimarães Rosa, Doris Lessing, Jorge Luís Borges, Victor Eustaquio, Maria Semple, Juanjo Sáez, Siri Hustvedt, além de várias releituras, como Kafka e Saramago. Li também mais de trinta ebooks de escritores brasileiros, maioria contos.

10. Bom, fora todos estes motivos, este ano comemoro também a cura de amigos e pessoas muito próximas a mim que vinham sofrendo com câncer e que com muita fé em Deus e ajuda médica, dos amigos e da família conseguiram vencer a doença. Estou muito feliz por cada um deles e só posso pedir a Deus que continue abençoando.

11. Ah, e por último mas não menos importante: De Rosas e de Flores foi aceito e publicado no jornal literário O Equador das Coisas. Sou muito grata aos editores deste jornal. Confira aqui a versão original do conto.


Por essas e por outras conquistas pessoais que aqui não cito, 2013 é um ano para celebrar e seguir compartilhando coisas boas, inspirando pessoas, fazendo qualquer coisa que valha a pena e seja real. 

Obrigada a todos que apóiam ou já apoiaram o trabalho que temos feito no Quintextos, no Quinze Contos e no Sem Vergonha de Contar. Grande é o meu prazer em dividir o bolo e essa alegria com vocês. 

Assim sendo: Vamos celebrar?! Celebremos pois!




Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

3 comentários:

  1. Helena, seu ano foi mesmo muito produtivo. Eu, de minha parte, tenho que agradecer por poder participar do SVC e também pelo ebook 15 Poemas, que você fez com poemas de minha autoria. Além de interessantes trocas de ideias via email. Também ando fascinada com os ebooks, só preciso tomar cuidado com minha conta bancária (risos). Parabéns! Muito sucesso é o que eu lhe desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lu, também tenho que tomar cuidado com as contas (risos). Muito obrigada por sua presença fiel que eu nem sempre posso retribuir como gostaria, mas o tempo certo aparece, quando menos se espera: surge! Grande abraço, até!

      Excluir
  2. Helena! Que maravilha...
    Não perca esse entusiasmo, essa motivação e inspiração nas suas publicações... É preciso realmente sonhar para acontecer...Mantenha o foco, que tudo passa pelo teste do tempo.
    Desejos de um Feliz Natal, para vc e toda família, e que 2014 seja tão fértil ou até mais produtivo que 2013. Celebremos!!!
    Obrigada pela sua companhia em mais um ano. Bjo grande.
    Marli

    ResponderExcluir

Caro(a) Leitor(a), comentários serão respondidos no local em que forem deixados. Adoto esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, inté!