domingo, 15 de maio de 2011

Basta pôr em prática!


Algumas idéias são tão simples que não carecem de muitos recursos para serem realizadas. Idéias como a promoção de um dia de leitura, por exemplo. Antes de seguir, melhor aclarar alguns termos: em Alemão, usa-se pelo menos dois verbos para a ação ler, lesen (ler) e vorlesen (ler para alguém). Várias regiões na Alemanha promovem o Dia do ‘Vorleser’ (pessoa que lê para outra ou para um público). Neste dia, várias pessoas, famosas ou comuns, visitam escolas e lêem para crianças e adolescentes. Muitas vezes os textos são lidos pelos próprios autores. Um dia inteiro, regional ou nacional, dedicado só à leitura!

Outra ação são os concursos de melhor ‘Vorleser’. Nesta modalidade, crianças e adolescentes de várias escolas são selecionados e reunidos em um evento para lerem determinados textos em público, muitas vezes, textos de sua própria escolha ou autoria. Há uma comissão que avalia as leituras individuais e os que melhor se saírem recebem um prêmio, como um dia pago num parque de diversões ou um certo número de entradas para teatro, cinema ou museus, por exemplo.

A meu ver, estas são iniciativas muito boas para a promoção da leitura, da cultura, e do auto-desenvolvimento em geral. Precisa ver com que gosto as crianças participam desses eventos, e como são concorridos! E nas universidades, costuma-se ver também a promoção de dias em que professores ou catedráticos se disponibilizam a apresentar para crianças algum tema específico, uma forma de despertar desde cedo nos pequeninos o gosto pelas ciências em geral.

Penso que tais iniciativas não custem tanto para serem realizadas. Quem adquiriu algum conhecimento na vida, geralmente se alegra em compartilhá-lo, e a maioria aceita participar como voluntário, bastando para isso ter apenas boa vontade, um pouco de tempo disponível e organização.




---------------------------------------------------------------------
Não sigo o novo acordo ortográfico em Língua Portuguesa. Se deseja reproduzir este texto, no todo ou em parte, favor respeitar a licença de uso e os direitos autorais. Muito obrigada.


Helena Frenzel
Publicado no Recanto das Letras em 14/05/2011
Código do texto: T2969129




Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor informar o nome da autora. Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), comentários serão respondidos no local em que forem deixados. Adoto esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, inté!