segunda-feira, 30 de junho de 2014

Do compromisso dos novos autores com a formação de novos leitores

Experiências como esta relatada pela Maurem Kayna eu acho muito válidas, dou todo o meu apoio. No Brasil hoje em dia parece que há tantos escritores (pelos menos há muitos escrevendo ou tentando escrever) que eu sempre me pergunto quantos destes escritores estariam dispostos a ir a escolas dar palestras ou fazer leituras gratuitamente. 

Vejo muitos reclamando da falta de leitores e percebo quase nenhum apoio prático às poucas iniciativas que se propõem a fomentar leitura e escrita num público infanto/juvenil (o Pequenos Escritores da Canastra, por exemplo, só para citar um). 

Levar esses pequenos leitores e escritores (pequenos poetas) a sério já seria uma grande contribuição para o desenvolvimento deles, pois ainda que a literatura da atualidade nunca venha a ser considerada 'literatura de grande valor', comparado ao que já foi produzido no passado, ler e escrever melhor só traz vantagens em geral, para os indivíduos e para a sociedade. 

Um comentário que me chocou quando da proposta de fazer um livro com textos escritos por crianças, ainda mais por ter vindo de uma pessoa que atua como editor no Brasil: "Eu não sou a favor de incutir na cabeça das crianças a idéia de que elas podem escrever"

Esta mentalidade pequena e mesquinha me deixa triste, mas ao mesmo tempo me empurra a seguir tentando fazer diferente.

Ah, só para citar um exemplo: a Socorro Acioli, autora do livro infantil que ganhou um Jabuti em 2013, segundo o que está em seu site: "Sua obra de estréia, O Pipoqueiro João, foi escrita quando a autora tinha ainda oito anos de idade. Publicado pela Nação Cariry Editora." Grifo nosso, para destacar a idade do feito aos que insistem em desvalorizar a capacidade infantil.

Creio sinceramente que toda vontade encontra uma maneira. Meu trabalho é de formiguinha, mas não penso em desistir não. Sei que uma andorinha só não faz verão, mas se mais pessoas fizerem o mesmo... quem sabe, não? ;-)


© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.