sexta-feira, 28 de março de 2014

Para quem gosta de contos e desafios

Olá, gente amiga, tudo bem? 


Pois é, vocês já sabem que estou nesta rede com o objetivo de divulgar projetos literários. 

Por acaso me falaram outro dia de um site brasileiro chamado entrecontos.com. Parece-me um projeto mais voltado para temas da linha 'fantástica' (fantástica como o termo tem sido empregado ultimamente no Brasil), mas não só. Vi contos por lá que eu acho que não se enquadrariam no rótulo 'fantástico', contos realmente bons. 


Mas o que eu achei melhor mesmo foram os desafios que eles promovem regularmente, onde os textos recebem comentários (parece que) mais críticos do que se costuma ver em outros espaços por aí, e feitos por quem parece entender do assunto (tive essa impressão). Ou seja: se vocês buscam participar de desafios onde as pessoas vão procurar, sobretudo, encontrar fraquezas nos seus textos para ajudá-los a evoluir na escrita, então o Entrecontos pode ser um bom lugar para começar, e a participação é gratuita.

Eu costumava publicar meus contos no Recanto das Letras, mas a falta de comentários mais críticos desmotivou-me a seguir por lá. E não tenho escrito muito ultimamente, os concursos não me atraem porque não busco competição ou reconhecimento e sim apenas trocar idéias sobre a arte da narrativa, 'desopilar' a cabeça através da escrita e seu exercício de quando em vez. Também deixei de publicar no Recanto porque a dinâmica por trás da coisa é o esquema 'eu-te-visito-tu-me-visitas' e quem não tem tempo para tal não consegue muita visibilidade por lá. Há experiências diferentes, claro; há gente que gosta muito desse site, mas para mim ele funciona muito mais como uma rede social do que como um espaço verdadeiramente literário ou voltado para quem quer aprender a escrever de verdade, ou falar sobre literatura, mas essa é só a minha visão, então não se zangue comigo quem ama o Recanto, ok?

Para suprir essa necessidade de ter contato com escritores um pouco mais comprometidos com a arte, criei o Quinze Contos Mais, mas os problemas da falta de interesse e da pouca visibilidade, leitura e comentários persistem, até mesmo porque o espaço não foi criado com a idéia de desafio ou competição, eu não tenho dinheiro para oferecer como prêmios, muito menos uma publicação em livro de papel.

O Quinze Contos Mais é um projeto para incentivar a produção de contos literários, e como mantenho tudo sozinha, não posso dedicar mais tempo e recursos do que já dedico para a divulgação. Em dois anos, entretanto, consegui boas amostras de contos nos volumes I e II. Planejo fazer outra chamada para o Volume III no próximo ano, ainda mais por ser um ano de número especial: 2015, mas para isso terei de deixar de lado outros projetos, pois organizar uma coletânea de contos a partir de uma chamada aberta requer muito tempo e trabalho, o volume II requereu 8 meses entre a chamada e a publicação em e-book.

Pois bem, então se vocês gostam de contos e buscam desafios com um feedback mais crítico, busquem o Entrecontos. Fica a dica!

E se vocês gostam de ler contos, causos e narrativas, dêem uma passada no Quinxtextos, no Quinze Contos Mais ou no Sem Vergonha de Contar. Se quiserem apoiar quaisquer desses trabalhos, compartilhem os links para os sites ou recomendem por aí. Valeu!




© 2014 Helena Frenzel. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.