quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Dia da Reforma



Martinho Lutero é uma figura que ainda hoje causa muita polêmica. Sempre haverá quem dele fale bem ou mal, quem o ame ou quem o odeie. E por ser hoje o dia em que se comemora o Dia da Reforma aqui na Alemanha, vejo Lutero como alguém que mudou o mundo simplesmente por ter compartilhado o conhecimento maior de sua época, que era acessível somente a um pequeno grupo e restringia-se a quem estava no poder. Lutando contra poderes deste e de outro mundo (segundo suas próprias declarações) ele traduziu em 11 semanas o Novo Testamento do Grego para o Alemão (1). Vendo por este ângulo, diria rapidamente e num rompante, sem muito pensar e independente de ideologias e crenças, que Lutero foi o Snowden ou o Assange de sua geração. O esforço para manter as pessoas na ignorância segue muito forte e vez em quando é necessário que surja alguém para agitar as águas, pois só assim se pode avançar.


(1)   Informação obtida no site luther.de




Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original (Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), comentários serão respondidos no local em que forem deixados. Adoto esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, inté!