terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pedaços de Possibilidade



Imagem obtida no site da autora Maurem Kayna na Amazon. Aqui usada somente para divulgar o trabalho.


Em Navegação de Cabotagem, Jorge Amado conta que tendo terminado a leitura dos originais de Caetés viu-se tomado por tamanho entusiasmo que decidiu viajar até a cidade do ficcionista só para comunicar-lhe, de viva voz, sua admiração. Tratava-se de Graciliano Ramos, ainda desconhecido, e Jorge tinha então 21 anos incompletos, e acabara de publicar Cacau. Senti ardor semelhante ao ler Pedaços de Possibilidade, primeiro livro de contos de Maurem Kayna. Não porque se trate de algo novíssimo na literatura brasileira, nova proposta estética ou coisa tal, e sim por tratar-se de publicação independente e ser um livro de muito boa qualidade, muito agradável de se ler. Gostei de todos os contos, quatorze ao todo, e por oito deles senti-me arrebatar. Explico:

Além das várias possibilidades nos contos, vi nesse pequeno livro muitos pedaços de boa literatura, medida nas solas de grandes contistas, claro, porém original; o domínio de técnicas narrativas, perspectiva, cuidado com enredos, pontos em que a realidade se enrosca à fantasia (será?!) de outras dimensões, como em certos contos de Julio Cortázar, autor cuja obra me fascina. Algumas descrições de cenas e personagens são de leveza quase poética e revelam uma autora preocupada com frases e fuga de clichês. O primeiro conto, Verão, que não está entre aqueles que me arrebataram, serviu-me de promessa às surpresas que se concretizaram depois. O primeiro conto talvez tenha sido uma oportunidade dada ao leitor de acostumar-se ao estilo das narrativas, estimulá-lo com requinte a mergulhar nas entrelinhas, e servir como entrada bem escolhida antes do prato principal. Degustei cada pedaço, com muito prazer. 

E para finalizar este relato de meu primeiro encontro com esse livro, deixo aqui um pedaço do Pedaços para você provar: 
A descoberta fez a aproximação reciprocamente bem aceita: escutei-a com o mesmo gosto de quem escolhe a sinfonia adequada à sazonalidade que lhe vai ao peito.” 
Será exagero? Confira você mesmo. Pedaços de Possibilidade, de Maurem Kayna: recomendo.




Ficha
Título: Pedaços de Possibilidade (e-book, 2010, editora Simplíssimo)
Autora: Maurem Kayna
Disponível na Amazon e na Bookess (leitura grátis)



Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor informar o nome da autora. Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.