quarta-feira, 16 de maio de 2012

Letras bobas, séria questão

Diz a lenda que, numa viagem de ônibus, um grupo de jovens deu vida a um refrão. Tempos depois, alguém do grupo, numa festa, deu uma ‘palhinha’; outro alguém ouviu, gostou da idéia e usou numa composição sua registrada, legal. Tempos mais tarde, caiu a dita nas graças de uma banda, que a pediu para gravar. Letra boba, banda sem glamour e, contrariando expectativas, foi um sucesso a canção, hit internacional. Sucesso gera dinheiro que move interesses que causam brigas. Do bolo de notas, todos queriam provar; e direitos de autor. Isso se deu numa terra distante, por ali por acolá.

Já em Fufu Lalau, sem saber o que fazer com suas letras, Armindo começou a publicá-las num site, onde qualquer um podia comentar. Belo dia, juntou Armindo letras, comentários, tudo num saco, deu um nó, chacoalhou; tirou de lá um livro novo que, contrariando expectativas, virou sucesso mundial traduzido em várias línguas. Sucesso gera dinheiro que move interesses que suscitam brigas e logo, muitos dos ‘colaboradores’ vieram reclamar sua fatia no bolo de notas que Armindo ganhou. Tivesse o tal livro nem existido, ou sido comprado apenas pelo próprio autor, estariam, quem sabe, as letras do Armindo inda hoje dormindo na rede, em companhia das tão caras ‘contribuições’. Para o último juiz que julgou este caso, a séria questão tinha uma lógica simplista, boba até: contribuição, se deu está dado, e o comentário é de quem recebeu. Não se sabe se isto valeria na Bruzundanga (1), mas bem pode ser que valesse no Brasil, tendo valido em Fufu Lalau. Pelo sim, pelo não: moral da história...?


(1) Os Bruzundangas, de Lima Barreto, disponível em: domínio público gov br.



---------------------------------------------------------------------
Não sigo o novo acordo ortográfico em Língua Portuguesa. Se deseja reproduzir este texto, no todo ou em parte, favor respeitar a licença de uso e os direitos autorais. Muito obrigada.
Helena Frenzel
Também publicado no Recanto das Letras por Helena Frenzel em 15/05/2012
Código do texto: T3669035

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor informar o nome da autora. Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.