sexta-feira, 27 de abril de 2012

Julie e Julia


Foto: HFrenzel

Para quem gosta de culinária, boas histórias, e blogar, Julie & Julia, com Amy Adams e Meryl Streep, é um bom filme para se indicar. Trata de histórias cheias de paralelos -- e assim contadas --, de duas mulheres da vida real: Julie Powell e Julia Child. Meio que buscando um sentido para a vida, Powell se autodesafia a provar todas as receitas de um livro de Child e reportar em um blog. Segundo o filme, este livro de Child foi o primeiro (do seu tipo) a ser lançado nos Estados Unidos: um livro de culinária ‘francesa’ para americanas que não tivessem cozinheira nem soubessem cozinhar. Minha atenção foi chamada pelas reações de Powell diante da ‘arte’ de blogar, retratada neste filme. De repente, nada era mais importante que seus posts, leitores e comentários, vivia sempre cansada por blogar até tarde e passou a negligenciar o marido, a si mesma e ao trabalho. Mas ela volta a si, antes até de ver sua aventura reportada no The New York Times e transformada em livro. Me pergunto o que teria acontecido se o deslumbramento com a blogesfera tivesse continuado. Bom, ela queria ser autora, e este filme foi baseado em seu primeiro livro. Não sei se continua escrevendo, mas que aprendeu a cozinhar, isso ela aprendeu. Para quem tiver vontade de degustar: Bon Appetit!


Ficha Técnica

Título Original: Julie & Julia.
Origem: Estados Unidos, 2009.
Direção: Nora Ephron.
Roteiro: Nora Ephron, baseado em livro de Julie Powell, Julia Child e Alex Prud'homme.
Produção: Nora Ephron, Laurence Mark, Amy Robinson e Eric Steel.
Fotografia: Stephen Goldblatt.
Edição: Richard Marks.
Música: Alexandre Desplat.

Informações da ficha técnica obtidas aqui.



---------------------------------------------------------------------
Não sigo o novo acordo ortográfico em Língua Portuguesa. Se deseja reproduzir este texto, no todo ou em parte, favor respeitar a licença de uso e os direitos autorais. Muito obrigada.
Helena Frenzel
Também publicado no Recanto das Letras por Helena Frenzel em 27/04/2012
Código do texto: T3635904

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor informar o nome da autora. Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.